Fundado em 1973, por Edson Gonçalves Prata (falecido), Claudiovir Delfino e José Raimundo Jardim Alves Pinto (falecido). A partir de 1975, passaram a integra-lo gradualmente, Ronaldo Cunha Campos (ex-Juiz do extinto Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais, falecido), Evaldo Marco Antônio, João Delfino, Lídia Maria Prata Ciabotti, Jarbas de Freitas Peixoto, Wanderson de Freitas Peixoto, André Menezes Delfino, Lúcio Delfino, Paulo Leonardo Vilela Cardoso, Helmo Marques Borges, Carolina Marco Antonio, Luciana Araújo Miziara, Luciana Cristina Minaré Pereira e Ricardo Delfino, formando um corpo jurídico com especialização em inúmeras áreas.
Nascia, em 1975, no seio do escritório, a conhecida Revista Brasileira de Direito Processual (hoje conduzida por Lúcio Delfino e Fernando Fonseca Rossi) e, mais tarde, a Revista de Crítica Judiciária, resultado da iniciativa e do idealismo de Edson Gonçalves Prata e Ronaldo Cunha Campos, com a efetiva colaboração, entre outros, dos renomados processualistas Humberto Theodoro Júnior (ex-Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Ernane Fidélis dos Santos (ex-Juiz do extinto Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais), Virgílio Machado Alvim (ex-Juiz de Direito da comarca de Uberaba) e Jacy de Assis (falecido), todos eles criadores da aplaudida Escola Processual do Triângulo Mineiro e autores de festejadas obras jurídicas e trabalhos publicados em inúmeras revistas especializadas.
Possui uma biblioteca comparável às melhores do país, composta de obras nacionais e estrangeiras, ultrapassando o invejável número de vinte e cinco mil volumes.
Instalado em três prédios próprios, contíguos, em Uberaba, MG, nas Ruas Pires de Campos, número 37, e Rua Senador Feijó, números 90 e 95, próximo aos fóruns da Justiça Estadual, da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho e dos Juizados Especiais, de repartições públicas e de estabelecimentos bancários.
Possui uma estrutura de apoio totalmente informatizada, incluindo o sistema de comunicação direta com diversos tribunais do país.
Dispõe de estacionamento próprio, na Rua Senador Feijó, número 122, com capacidade para três dezenas de veículos.
Dotado de confortável estrutura física, com amplas instalações e acomodações para clientes, além de salas próprias para reuniões, estudos e pesquisas, com sistema de ar condicionado e correta iluminação, natural e artificial, moderna estrutura de informática e telefonia com inúmeros terminais.
Possui representação, através de escritórios autônomos e nacionalmente conhecidos, em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades de diversos Estados.
Essa a sucinta apresentação do escritório CLAUDIOVIR DELFINO ADVOGADOS ASSOCIADOS, apto a oferecer serviços profissionais nas áreas de Direito Civil, Direito Comercial e Direito Trabalhista, com extensão ao Direito Ambiental, Direito Bancário, Direito Empresarial, Direito Administrativo, Direito Imobiliário e Direito Agrário.